contato@montrealnet.com.br
(31) 3817-1376
1bb80b6a198bca2568965fc3290893dd.jpg

Desenvolvedor de games

 

Podemos dizer que os jogos digitais (ou vídeo-games) já fazem parte da cultura popular. Mas nem sempre foi assim. Assim como o cinema não era, inicialmente, considerado uma forma de arte, os jogos digitais por muito tempo foram considerados apenas como uma forma de entretenimento para crianças e adolescentes.

Esse cenário tem mudado rapidamente nos últimos anos, tanto do ponto de vista artístico quanto do ponto de vista mercadológico. De fato, hoje em dia o mercado de jogos digitais já é maior até mesmo que o mercado cinematográfico, girando em torno de 93 bilhões de dólares em 2013 (dados da Gartner, veja aqui).

Portanto, podemos dizer com segurança que hoje é possível seguir uma carreira no mercado de jogos digitais, uma vez que esse já possui uma grande maturidade e abrangência.

Quem pretende seguir uma carreira relacionada ao desenvolvimento de jogos digitais deve cultivar algumas qualidades importantes. Para começar, saber trabalhar coletivamente é fundamental. O desenvolvimento de um jogo geralmente envolve um número muito grande de pessoas que precisam interagir entre si para desenvolver o projeto. Saber explicar detalhes de sua área de trabalho para os colegas de outras áreas é fundamental, assim como documentar o próprio progresso.

Mesmo se você optar por ser um profissional independente, que trabalha através de contratos com empresas ou gerencia o próprio projeto, a habilidade de comunicar para os outros o seu progresso e suas necessidades é muito importante.